segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Bullying: Mentes perigosas na escola

Ontem assisti no GNT a uma entrevista da psiquiatra Ana Beatriz Barbosa Silva sobre um livro que ela lançou: "Bullying - mentes perigosas nas escolas" . Foi brilhante.

De uma forma bem esclarecedora ela explicou que em TODA escola há bullying, o que diferencia uma para outra é a forma que a situação é tratada.

Segundo ela, as escolas públicas tendem a saber lidar melhor com o problema pois  já contam com uma orientação mais padronizada perante os casos(acionamento dos Conselhos Tutelares, Secretaria de Educação etc.). Já nas escolas particulares, os casos tendem a ser abafados, uma vez que eles podem representar um “aspecto negativo” na boa imagem da instituição privada de ensino. O que é danoso para as crianças.

E se engana quem pensa que bullying é apenas traduzido por agressões físicas. As agressões verbais como brincadeiras de mau gosto, gozações,  apelidos pejorativos, menosprezo a alguns alunos também é considerado bullying. Em geral as vítimas são tímidas ou reservadas, e não conseguem reagir aos comportamentos provocadores e agressivos dirigidos contra elas.

Os bullies(agressores) por sua vez costumam ser populares na escola e estão sempre enturmados. Divertem-se à custa do sofrimento alheio. No ambiente doméstico, mantém atitudes desafiadoras e agressivas em relação aos familiares. São arrogantes no agir, falar e se vestir, demonstrando superioridade. Manipulam pessoas para se safar das confusões em que se envolveram.

Na opinião da Ana Beatriz, se considerarmos que no bullying a maioria das agressões ocorre no território escolar especialmente nas salas de aula, podemos concluir que os professores e as demais autoridades das instituições educacionais estão falhando na identificação do problema. E isso pode ocorrer por desconhecimento ou por negação do fenômeno bullying.

Cabe a nós pais ficar em alerta para qualquer situação que fuja da normalidade e tomar medidas rápidas para "cortar o mal pela raiz".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...