sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Festival internacional de cinema infantil

Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI) começará esse fim de semana no Rio e  levará mais de 90 filmes para as salas de cinema da Rede Cinemark em 9 cidades brasileiras, reunindo inéditos e clássicos, curtas-metragens brasileiros e internacionais, séries de TV e mostras especiais além de oficinas de cinema de animação e debates. Em Belo Horizonte ele acontecerá de 17 a 26 de setembro.

A lista do festival vai de Up, nas Alturas e Toy Story 3 a inéditos, como o francês O Segredo de Eleonor (que ganhou o prêmio de Melhor Filme no Festival de Cinema Infantil de Montreal) e o brasileiro Eu e Meu Guarda-Chuva (de Toni Vanzolini, baseado no livro infantil de Branco Mello, dos Titãs, e de Hugo Possolo), que tem pré-estreia no evento.

Entre os internacionais, há a série Viva a Língua Portuguesa!, o programa Contos Poloneses, com contos de fadas, e a série Histórias Preciosas. Já na sessão Clássicos, as crianças poderão ver pela primeira vez filmes como Kiriku e a Feiticeira e o brasileiro Super Colosso – A Gincana da TV Colosso.  Na sessão Se você ainda não viu, filmes como Barry e a Banda das Minhocas e A Turma da Mônica – Uma Aventura no Tempo.

Outra atividade para as crianças é a sessão Pequeno Jornalista, em que as crianças vão refletir sobre o filme holandês IEPE!, de Ellen Smit, justificar sua opinião, conhecer as motivações dos diretores e suas escolhas - tudo na companhia de profissionais da área. Já no programa O Pequeno Cientista, em que será exibido o filme Perdidos na Galáxia, um cientista vai falar de sua experiência aos espectadores-mirins e ampliar a visão do filme.

Por fim, os pequenos poderão se divertir e aprender na oficinas de cinema de animação onde conhecerão e usufruirão, antes ou após as sessões, das técnicas utilizadas em filmes de animação. As atividades poderão ser vistas posteriormente no Youtube.

Fique atento na data que chegará à sua cidade - Brasília (3 a 12 de setembro), São Paulo e Campinas (10 a 19 de setembro), Belo Horizonte (17 a 26 de setembro), Recife (8 a 17 de outubro), Aracaju e Salvador (22 a 31 de outubro)  e não deixe de levar eu filho! Preço único a R$5,00. Confira os horários das sessões no site do festival.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...