domingo, 14 de novembro de 2010

Sem bisfenol-A

A Nestlé acaba de anunciar que nos próximos três anos banirá da embalagem de seus produtos o Bisfenol A. Apesar da empresa estar de acordo com as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que determina que o limite de 0,6 miligrama de BPA por quilo de embalagem, a companhia assumiu esse compromisso em razão das manifestações contrárias ao uso do bisfenol - ele já foi banido em países como França e Dinamarca -, e das recentes pesquisas que mostram que ele pode causar sérios problemas de saúde. Embora a Anvisa e o FDA (Food and Drug Administration) afirmem que os níveis encontrados nas embalagens (0,6 mg/kg) seja segura, a preocupação se justifica.

O bisfenol-A é um composto químico que migra de embalagens para os alimentos e age no corpo humano como o hormônio feminino estrogênio. Pesquisas já associaram o BPA a uma maior incidência de problemas cardíacos, diabetes, anormalidades no fígado e também problemas cerebrais e no desenvolvimento hormonal em crianças e recém-nascidos. Alguns estudos também provam que o bisfenol-A é responsável pelo crescimento de células cancerígenas, diminuição da qualidade e velocidade de esperma e infertilidade.

O bisfenol A pode ser encontrado também em recipientes de plásticos que sempre estão nas mãos da crianças: mamadeiras, copinhos....

Daqui a pouco tempo poderemos escolher quais produtos colocaremos em nosso carrinho de compras levando não só em conta se é de marca legal, se tem pouco sódio, se não tem goordura trans mas também se a embalagem é livre de Bisfenol-A. Bom demais!


Fonte: Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...