Segundo pesquisas, cerca de 40.000 pessoas morrem por ano vítimas de acidentes de carro e 16% das ocorrências foram causadas por distração do motorista. Para diminuir suas chances de fazer parte dessa estatística, há 5 coisas que você nunca deve fazer quando (ou, em alguns casos, mesmo antes) de dirigir:
Dirigir com sono: um grande número de acidentes é causado tendo como causa a sonolência do motorista. Se estiver com sono, pare para tirar um cochilo e programe sua viagem para chegar ao destino antes da meia-noite, horário que o nosso corpo está mais cansado. Não se engane achando que abrir a janela do carro, ligar o ar-condicionado, aumentr o som ou tomar um cafezinho espantará o sono. Especialistas dizem que esses métodos não possuem comprovação científica de sua efîcácia. Na verdade, eles podem até ser mais perigosos porque irá distraí-lo e te dará uma falsa sensação de segurança, pois você continuará dirigindo quando realmente deveria parar. Dormir o suficiente, especialmente na noite antes de uma viagem longa é a única forma de realmente evitar seu sono ao dirigir.
Fazer mais de uma coisa: Mulheres, especialmente mães, são excelentes em fazer muitas coisas ao mesmo tempo, mas na direção ninguém deve fazer nada, a não ser dirigir. Comer uma maçã, passar um batom, dar o brinquedinho que está na bolsa para o pequeno que está no banco de trás chorando são atos aparentemente inofensivos, mas essse momentos de distração pode causar um acidente. Encoste o carro para resolver esses probleminhas.
Tomar bebida alcoolica: Pesquisas mostram que o comprometimento do álcool começa muito antes de o limite mínimo estipulado para se beber antes de dirigir. O álcool pode prejudicar o seu funcionamento visual e tempo de reação. Então, por essa razão, o limite de álcool seguro antes de dirigir é zero.
Usar o celular: Embora celulares sejam nossos aliados, eles são um perigo total quando se trata de segurança no trânsito. Dirigir requer sua atenção total e falar, ler, escrever ou enviar um texto é perturbador. A melhor maneira de evitar a tentação? Coloque o telefone no modo silencioso, ou melhor ainda, mantenha o mesmo no banco de trás e fora do seu alcance!
Dirigir nervoso: Nunca entre em seu carro e comece a dirigir quando você está em um estado extremamente emocional. Sua mente não estará concentraao na condução, mas em seus problemas e preocupações. Além disso, quando uma pessoa está zangada ou aborrecida, ela se torna um motorista muito mais agressivo, colocando a si mesmo e os outros motoristas em perigo. Dê um tempo para se recompor e se acalmar antes de dirigir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário