sábado, 26 de março de 2011

Conjuntivite: saiba mais sobre ela

Há dois tipos de conjuntivite: a causada por vírus, que representa 90% dos casos e a causada por bactérias. A primeira é mais contagiosa e libera uma secreção branca, aquosa, enquantoa a segunda desencadeia um quadro infeccioso, liberando uma secreção amarelada como pus.

Os sintomas da conjuntivite são os mesmos para adultos e crianças: olhos vermelhos, ardor, sensação de areia nos olhos, pálpebras inchadas, dificuldade para enxergar onde há claridade e secreção.

O tratamento se baseia em lavar bem os olhos com água da torneira. Às vezes, pela manhã, a secreção está cristalizada e é difícil removê-la. Nesse caso, use água morna para ajudar na limpeza. No decorrer do dia, faça compressas com água filtrada e gelada ou chá de camomila, pois isso baixa a temperatura do olho, dá uma sensação de bem-estar e o vírus perde a violência. Também é indicado o uso de colírio lubrificante e antibiótico, mas só o pediatra ou um oftalmologista podem dizer o que é melhor para o seu filho. O oftalmologista Léo Carvalho finaliza: “Um tratamento feito com boa intenção, mas errado tecnicamente, pode fazer com que o quadro se agrave e, posteriormente à resolução do quadro, o paciente fique com sequelas visuais”.

A transmissão se dá pelo contato do vírus com os olhos. Isso acontece quando a pessoa tem contato com alguém que está com o problema e logo depois esfrega as mãos nos olhos ou no rosto. “Por isso, o hábito simples de lavar as mãos é uma das coisas mais importantes nessas situações”, diz o especialista. Lugares fechados e cheios de gente, como o metrô, são propícios para a disseminação do vírus. “Nas escolas e nos berçários, acontece a mesma coisa: a criança com conjuntivite coça o olho e pega um brinquedo, que depois vai para a boca do outro e assim por diante”.

Fonte: Bebê
Foto: Getty Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...