quinta-feira, 3 de março de 2011

Mais cálcio e vitamina D na alimentação das crianças

A Academia Americana de Pediatria publicou novas recomendações sobre o consumo de cálcio e de vitamina D para crianças. Veja aqui o que muda na prática:

Cálcio: O alerta é para os pais de crianças com 3 anos ou mais. O estudo mostra que nessa faixa etária as crianças não tomam a quantidade ideal de leite por dia. A falta de cálcio pode causar uma defasagem de massa óssea e provocar osteoporose no futuro.

Onde encontrar: Se seu filho não gosta de leite, tente oferecer derivados, como iogurte natural batido com uma fruta, queijo branco no lanche da escola ou patê de requeijão com atum, por exemplo.
Consumo por idade
7 meses a 2 anos     3 a 4 porções de 120 mL
2 a 3 anos                5 porções de 120 mL
4 a 6 anos               4 porções de 180 mL

Obs: nesses valores estão inclusos os derivados de leite que seu filho vai consumir também.

Vitamina D
Hoje a indicação é dar uma quantidade equivalente a 200 unidades/dia diariamente (duas gotas) de acetato de retinol e colecalciferol para crianças em aleitamento materno exclusivo ou não até os 18 meses de idade. Principalmente aquelas que não tomam muito sol, como quem mora nas regiões Sul e Sudeste. Já quem vive no Nordeste ou Norte, por exemplo, não precisaria tomar a mesma quantidade. A nova recomendação é o dobro desse valor para essa mesma faixa etária e até 600 unidades/dia para crianças maiores. A longo prazo, a falta dessa vitamina prejudica o armazenamento de cálcio no osso.
Onde encontrar: leite, peixes e castanhas. Mas para que a substância seja absorvida pelo organismo é preciso tomar sol.

Fonte: Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...