terça-feira, 15 de março de 2011

Meu filho preferido

Preste atenção: A preferência da mãe por um dos filhos pode levar à depressão na idade adulta.

Mães que têm filhos “preferidos”, aceitando ou pedindo favores para uma ou outra criança, no caso de irmãos, podem contribuir para o desenvolvimento de quadros depressivos futuros nesses indivíduos que se sentem rejeitados. Esta foi a conclusão de um estudo feito por Karl Pillemer com contribuição de Jill Suitor (da Universidade de Purdue), em que ele entrevistou 275 famílias (e mais de 670 irmãos).

“Perceber o favoritismo da mãe por um irmão, por exemplo, é algo que impacta profundamente o bem-estar psicológico de um indivíduo, mesmo após sair de casa e constituir suas próprias famílias”, diz Pillemer. “E mesmo que você seja o preferido, a percepção de um tratamento desigual dentro de casa é algo que deixa marcas.”

“Nós temos normas rígidas em nossa sociedade que indicam que os pais devem dar tratamentos iguais aos filhos, então o favoritismo por um deles pode ser considerado a quebra de um tabu, mas não do ponto de vista positivo”, diz o pesquisador. “Se profissionais de saúde perceberem esse tipo de desvio da normalidade seria interessante ajudar a família a se proteger de possíveis conflitos e problemas futuros de saúde mental e física.”

Os resultados da pesquisa, diz Pillemer, podem ajudar os psicólogos a desenvolver métodos de intervenção mais adequados aos problemas encontrados nas famílias, nas crianças e possivelmente em adultos que passaram pela experiência, protegendo esses indivíduos de um possível desenvolvimento de transtornos depressivos.

Foto: Getty Images

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...