quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Idade ideal para alfabetização

Não sei se você é uma mãe que pira ao saber que o coleguinha está fazendo algo que seu filho ainda não faz, como amarrar os sapatos, colorir sem rabiscar, escrever com letra cursiva ou trocar os dentes.

Sinceramente sou bem relax nesse assunto. Cada dia que passa tenho a plena convicção que cada um tem sem ritmo e que em algum momento as atividades do dia a dia que parecem tão complicadas se descomplicam, em um piscar de olhos, numa boa e sem traumas.

Mas para os pais de plantão que ainda estão muito preocupados porque o filho ainda não está conseguindo ler, mesmo tudo estando perfeitamente em ordem, dê uma lida sobre esse assunto publicado na Educar para Crescer. Muito interessante.

As crianças devem ser alfabetizadas a partir dos 6 anos, mas algumas crianças podem precisar de mais de um ano letivo para estarem plenamente alfabetizadas. O Conselho Nacional da Educação (CNE) tem produzido diversas orientações aos sistemas de ensino sobre essa e outras questões. Uma delas coloca os três anos iniciais do Ensino Fundamental como um período voltado à alfabetização e ao letramento, junto com o desenvolvimento das diversas expressões e com o aprendizado das outras áreas do conhecimento. O 1º ano do Ensino Fundamental (6 anos de idade) constitui, segundo o CNE, uma possibilidade para qualificar o ensino e a aprendizagem dos conteúdos da alfabetização e do letramento.

"Mas não se deve restringir o desenvolvimento das crianças de 6 anos de idade exclusivamente à alfabetização", afirma Carlos Artexes, ex-diretor de concepções e orientações curriculares para a Educação Básica (que integra a Secretaria de Educação Básica - SEB-MEC). Segundo ele, é necessário que o trabalho pedagógico assegure o estudo das diversas expressões e de todas as áreas do conhecimento.

Da mesma forma, a alfabetização não deve ocorrer apenas no segundo ano do Ensino Fundamental, pois o acesso à linguagem escrita é um direito de todas as crianças. Os sistemas e todos os profissionais envolvidos com a Educação de crianças devem compreender que a alfabetização de algumas crianças pode requerer mais de 200 dias letivos e que é importante acontecer junto com a aprendizagem das outras áreas de conhecimento.

Aos desavisados: Crianças de 5 anos não "precisam" saber ler - #prontofalei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...