quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Seu filho bate em você?


Quem tem filho pequeno sabe por experiência própria que aquele seu anjinho em um minuto pode se transformar com um ataque súbito de raiva: Ele grita, bate e morde quem estiver por perto.
Graças a Deus a Lu sempre foi uma menina tranquila e não passei por isso, mas escuto e presencio várias cenas desses rompantes infantis.

Ensinar ao seu filho a não bater em você ou em quem estiver por perto requer muito esforço, começando com uma conversa calma e positiva. Seu próprio comportamento pode fazer a diferença e resolver a situação. Vários especialistas são unânimes na forma de lidar com esses momentos:

Passo 1: Informe ao pequeno que bater é um comportamento inaceitável. Fale com ele com palavras que ele possa entender. Diga a ele para usar as mãos para fazer carinho e não para bater nos outros, incluindo você e os animais de estimação.

Passo 2 : Deixe que ele saiba que todo mundo sente raiva e esta é uma emoção normal. Diferencie entre os sentimentos e as ações inaceitáveis, como bater e outros comportamentos agressivos. Ajude-o a reconhecer os momentos que ele tem raiva e o ensine a verbalizar seus sentimentos.

Passo 3: Evite desencadeiar a raiva. Como os adultos, as crianças tendem a agir da pior maneira quando se sentem frustrados, cansados e famintos. Reduza a probabilidade de "ataques" tendo certeza que seu filho tem dormido as horas adequadas à idade dele e se ele tem uma dieta bem equilibrada.

Passo 4: Sugira alternativas aceitáveis para quando ele não conseguir controlar a raiva e "precisar bater". Explique e sugira que ele pegue um travesseiro e aperte com muita força.

Passo 5: Coloque seu filho em um "cantinho do pensamento" quando ele bater em alguém. Designe uma área, como uma cadeira ou um tapete, como o lugar que ele sempre ficará quando isso acontecer. Deixe-o lá de dois a três minutos para esfriar a cabeça. Depois de terminar o tempo limite, converse sobre o seu comportamento e lembre-o que toda vez que ele bater, ele vai ter um tempo no "cantinho" para pensar. Não permita que ele veja televisão ou brinque enquanto você o está disciplinando.

Passo 6: Sempre enalteça o bom comportamento do seu filho e vibre com suas conquistas.

Fonte: M.Mom
Foto: Getty Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...