terça-feira, 5 de julho de 2011

Brincadeiras de rua para as férias escolares

Ando um pouco nostálgica e me peguei lembrando das brincadeiras de rua que tive a sorte de participar. Fui criada aqui em Sete Lagoas e interior há uns 30 anos - ui! - era o verdadeiro paraíso para quem era pequeno. Era raríssimo encontar um amiguinho que fazia alguma atividade extracurricular que não fosse brincar! Eu particularmente não me lembro de nenhum.

Época boa que podíamos ser crianças descalças e descabeladas. Jogar queimada, rouba bandeira, cair no poço... Que tal a gente aproveitar as férias que se aproximam para apresentar um pouco de nossa infância a nossos filhos? Acho que eles ficarão encantados.

Se sua memória não anda lá essas coisas, vou dar uma lembradinha em algumas brincadeiras.

Polícia e ladrão: É uma mistura de esconde-esconde com pega-pega.
Mãe da rua: As crianças precisam fugir do pegador com uma perna só ao tentar atravessar até o outro lado da rua. Se pega, a criança ajuda o pegador a capturar os outros; o ganhador é o último a ser pego.
Caça ao tesouro: Organizar uma busca por um tesouro que valha a pena (guloseimas podem ser ótimas pedidas!) dentro de casa, ou no quintal do prédio. Com pistas inteligentes e lógicas, a brincadeira desenvolve o raciocínio sem que pensar torne-se uma tarefa chata.
Rouba bandeira: Delimite um espaço para cada time com o mesmo número de participantes. Um preciso roubar a bandeira do outro sem ser pego.
Cabra cega: Em um lugar sem obstáculos, vede uma criança e mesma precisa achar os outros participantes, apenas com o som da voz dos mesmos.
Corrida do saco: Ganha quem chegar mais rápido com os sacos nas pernas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...