quinta-feira, 7 de julho de 2011

O dinheiro e as crianças

Brinquedo novo não entra em casa em dias comuns. Habituamos a baixinha a fazer desse momento algo especial. Achamos que criança tem que saber desde cedo que as coisas custam alguma coisa, não é só chegar na prateleira da loja e pegar.

Desde bem novinha, compramos um cofre para ela já ir adquirindo o hábito de poupar. Uma moedinha aqui e outra acolá e as economias viram algo divertido. Para ela, ir a uma loja de brinquedos e poder escolher o que suas moedinhas permitirem é algo mágico.

Segundo especialistas, uma boa forma de ajudar nesse processo de dar às crianças uma noção real de dinheiro e gastos é estipular um valor para dá-las uma "semanada". Dependendo do grau de desenvolvimento intelectual, cinco anos é uma boa idade para a criança começar a gerenciar o próprio dinheiro.

E quando mais tarde você esperar para apresentá-la ao conceito de dinheiro e de custo, mais difícil será para ela a compreensão. Uma sugestão do valor seria transformar a idade da criança em valores: 5 anos, R$ 5,00 por semana e assim por diante.

E como dinheiro não cresce em árvores e sempre teremos que trabalhar duro para consegui-lo, dar a semanada em troca de alguma tarefa que eles consigam fazer sozinhos não é nenhuma exploração.Tirar a mesa do café da manhã, recolher a roupa suja dos banheiros em troca do dinheirinho pode ser uma boa ideia.

2 comentários:

  1. Eu faço isso com minha filha desde pequenininha tbm. A motoca da sua filha ela comprou com a poupança que ela juntou no cofrinho kkkkk Ela achou o máximo. bjins

    ResponderExcluir
  2. E sabe o que o dim dim da motoca virou? Um cachorro de pelúcia que late, abana o rabo que ela estava namorando a um tempão e o blu-ray do filme Rio. Ela ficou satisfeitíssima! beijo! Adriana

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...