sexta-feira, 29 de julho de 2011

Letra cursiva não será mais ensinada

Os americanos estão com uma nova resolução sendo empregada nas escolas: a letra cursiva, de mão, não será mais ensinada às crianças em 40 estados do país.

Essa medida veio depois de muita pesquisa sobre o assunto. A escrita de mão é considerada uma forma ultrapassada de escrever, visto que a escrita caminha apenas para as letras de forma em decorrência do uso cada vez maior de celulares, tablets e computadores, sendo assim mais importante a criança se dedicar à prática de digitação. Não precisa nem dizer a polêmica que está causando.

Alguns especialistas consideram que não haverá nenhum prejuízo para as crianças já que o desenvolvimento da coordenação motora fina não está estritamente relacionado à escrita cursiva, mas também ao uso das mãos em movimentos sutis, como desenhar.

Bem, por enquanto, nenhum sinal de fumaça por aqui. Mas nada que impeça a reflexão, principalmente para quem tem um criança em processo de alfabetização em casa.

Um comentário:

  1. "A percepção da letra de fôrma é mais rápida e fácil do que da letra cursiva. No entanto, é importante trabalhar com esta última, assim que o infante se habituar à primeira. Não há problemas se as duas formas coexistirem por um tempo, porque independente da letra, o que deve sempre estar em foco é a escrita. Pois mais importante do que a letra que a criança escolhe, é a compreensão da escrita como um ato de comunicação."
    Nós aprendemos esse tipo de escrita quando crianças e nada de ruim nos aconteceu. Hoje em dia está tudo facilitado DEMAIS para os filhos e algumas pessoas enxergam certos hábitos rotineiros como hábitos sofridos, o que muitas vezes não é. Quantas crianas têm problemas de fala simplesmente porquê não mastigam, não mordem goiaba, não roem um ocinho de galinha ou chupam uma laranja? Aí aprendem a escrever como falam, ou seja: errado! Mas a culpa acaba caindo onde??? Na escola, na professora que não está sabendo ensinar direito... Os valores estão mudadndo bem devagarzinho e sendo transferidos de lugar e responsáveis!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...