terça-feira, 30 de agosto de 2011

Como anda o "lado" religioso da sua família?

Dou minha mão à palmatória, ando muito negligente com o lado religioso da minha família.
Fui criada em um ambiente familiar em que a religião sempre veio em primeiro lugar. Sei rezar desde bem pequena, sempre fui às missas de domingo, fiz primeira comunhão, crismei, participei de vários "Encontros de Jovens com Cristo", ajudei em quermesses e amava, quando criança, ficar sentada ao lado do meu pai no altar - ele era ministro de eucaristia. Sabia cantar todas as músicas e vez ou outra fazia as leituras.

Agora me pergunto: em que momento da minha vida isso tudo, que sempre foi prazeroso fazer e participar, foi tão deixado de lado? Quando perdeu a importância? Nunca deixei de rezar, de agradecer, de pedir. Mas há um tempo faço isso por aqui, sem ir à igreja.

Quando a baixinha tinha dois aninhos, comecei a levá-la à missa aos domingos, por mais ou menos uns três meses. Quando percebi que era uma ação completamente involuntária de minha parte, parei de ir.
Acho que tudo que fazemos tem que ser de corpo e alma. Lugares, pessoas e situações mais ou menos não merecem nossa energia. Melhor catalizá-la para outra coisa.

Ando bem disposta a "recomeçar". Acho que a ficha acabou de cair há umas duas semanas quando a Luiza soltou: "Mãe, tem um tempão que  a gente não vai à missa". Quero reapresentá-la esse mundinho que foi meu por muito tempo e que sempre foi para mim sinônimo de paz, tranquilidade, simplicidade e reflexão. Acho que vai fazer bem a todos nós.

3 comentários:

  1. E sempre em primeiro lugar deus muita gente vai a MISSA e nao pratica nada do q aprende acho q o q vale sao valores q nos pais damos ao nossos filhos. como HUMILDADE,CARIDADE AMOR AO PROXIMO,AMIZADES, ISSO SIM E TER CONTATO COM CRISTO SEM DESCRIMINACAO SOMOS TODOS IGUAIS E E ISSO Q CRISTO QUER D NOS Q NOS AMAMOS MAIS UNS AOS OUTROS E ISSO AI NOSSO PAI MAIOR NOS AMA SEM LIMITE................E ISSO AINDA SOMOS FALHOS MAS COM TUDO ISSO Q O MUNDO ESTA MOSTRANDO VAMOS CRECER SIM OU PELO AMOR OU PELA DOR NE ABRACOS.......Q JESUS ILUMINE SEMPRE VCS

    ResponderExcluir
  2. Oi Adriana, como vai?
    Sou leitora assídua do blog e da revista, e novata aqui nos comentários.Então, deixa eu dar meu pitaco: Concordo com você no quanto é importante que uma criança desenvolva seu lado espiritual, porque muito mais importante que o lado religioso,é necessário que a família junto com a criança busque a Deus sempre. No dia a dia, na escolinha, nas brincadeiras, com os pais e os amiguinhos, ensinando a ela a importância do amor, do perdão, do respeito.Pois conforme está escrito em Provérbios 22;6:"Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele".
    Estimule, leia a Bíblia com ela, faça desse um momento importante no dia a dia de vocês. Tenho certeza que unirá muito sua família.
    Fique com Deus.
    Abraços, Amanda

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelo carinho, Amanda. Dê sempre seus pitacos, serão sempre bem-vindos.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...