segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Alimentos que aumentam o sistema imunológico

A infância é cheia de risos e brincadeiras, mas é também um momento de muita coriza e espirros. Sistemas imunológicos imaturos e higiene não tão rígida podem causar "estragos" no corpo de uma criança. Certos tipos de alimentos aumentam a resistência do sistema imunológico, ajudando seu filho a afastar doenças. Conheça esses "milagrosos".

Ômega 3 : Segundo o Dr. William Sears, pediatra nos E.U.A, o ômega 3 atua como estimulante do sistema imunológico, aumentando a atividade dos fagócitos, células brancas do sangue que consomem as bactérias. "Esta é uma notícia boa para o sistema imunológico, que está constantemente sob ataque de bactérias nocivas, causando muitas doenças respiratórias". Alimentos ricos em ômega 3 incluem peixes,ovos, nozes e verduras de folhas escuras.

Probióticos: Estimulam o crescimento de bactérias intestinais que são necessárias para aumentar a resistência  do organismo. Você pode dá-los a seus filhos oferecendo diariamente iogurte enriquecido com lactobacilos vivos ou leite fermentado. Você pode também comprá-los em pó e adicionar ao leite ou suco. Como os probióticos não têm  gosto perceptível, a criança não notará nada ao tomar.

Frutas: Além de saborosas são também um dos melhores estimulantes do sistema imunológico. As frutas cítricas são ricas em antioxidantes que combatem os radicais livres que enfraquecem o sistema imunológico. Incluir uma variedade de frutas como mirtilos, amoras,  morangos, juntamente com as tangerinas e as laranjas, na dieta do seu filho todos os dias.

Verduras e legumes:  Uma das coisas mais difíceis para a maioria dos pais é fazer seu filho comer uma variedade de vegetais. Brócolis, cenoura vermelha e amarela e pimentão amarelo contêm beta-caroteno e vitamina C, excelentes para o reforço imunológico.

Foto: Getty Images
Fonte: M.Mon

4 comentários:

  1. Tenho a comprovação disso em casa! Meu filho de 6 anos não come nenhuma fruta e nenhum legume ou verdura. Vive gripado, resfriado. Minha filha de 4 anos adora brócolis, pimentão de todas as cores, cenoura, beterraba, alface, frutas em geral. O dificil é fazê-la comer carne e carbohidratos! Resultado: é magrinha mas uma fortaleza!

    ResponderExcluir
  2. Mônica, a Lu ama frutas, mas legumes nunca foi o forte. Então, para não faltar vitaminas no prato dela, sempre faço um sopão com vários legumes verduras rejeitados, bato no liquidificador e ela toma feliz da vida...
    A gente vai se virando com o que tem...

    ResponderExcluir
  3. É isso aí. A gente tem que se virar. De vez em quando faço isso para o João mas se bater ele não toma! Difícil...
    Agora faço bolo de cenoura uma vez por semana (meia receita pra não sobrar e ninguém enjoar). Assim ele come a bendita cenoura! Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Tenho muita muita sorte com minha filha de 3 anos e 5 meses. Ela adora couve, brócolis, salada crua, frutas e sucos. Acho que isso compensa o que ela não gosta que é de legumes cozidos e refogados. Bjos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...