Pesquisa feita pela ONG Criança Segura revela que, infelizmente, a maioria das mães não adotam medidas para prevenir acidentes com seus filhos. O estudo foi feito com mães de cinco capitais brasileiras.
O acidente mais evitado entre as mães é a queimadura. Choques elétricos e cortes com facas e tesouras. O menos evitado foi o acidente com a criança na condição de passageira de veículos.
O segundo menos evitado representa a segunda principal causa de morte, entre os acidentes, de crianças e adolescentes de até 14 anos no Brasil: o afogamento.
Segundo a pesquisa, a presença de um “cuidador” não impede que acidentes ocorressem. Em 89% das situações a criança não estava sozinha. O acidente que mais ocorreu quando a criança estava sozinha foi o atropelamento.
A pesquisa teve como objetivo gerar alerta e ampliar a discussão sobre este tema tão importante que é a prevenção dos acidentes com crianças.
Foto: Getty Imagens
PESQUISA INTERESSANTE.
ResponderExcluirUtilizamos esses dados em nossa palestra sobre prevenção de acidentes com crianças. Somos enfermeiras em Santa Cruz do Capibaribe-PE.